Translate

30 de dezembro de 2015

10 anos do Blog do Athaydes

"Olá Amigos! Escrevo esta carta aqui das instalações do antigo Projeto Rondom, já em Cruzeiro do Sul, Acre. Estou provisoriamente e precariamente instalado aqui, acampado mesmo(...)"


Com essa frase eu iniciava, há 10 anos atrás, a série de relatos que contam parte da minha trajetória como professor, e porque não, desbravador destas terras esquecidas aqui do Norte do Brasil.

Nas páginas deste "diário" virtual, estão fotos e histórias, personalidades, eventos, notícias, matérias interessantes, locais e paisagens lindas, dicas, listas, e mais coisas que passaram pela minha cabeça neste tempo.

Tudo começou quando eu ingressei na Ufac, a Federal do Acre, em 2005. Iniciei o Blog apenas um mês depois de me mudar para CZS, depois de ser aprovado no concurso. 10 anos de Acre, 10 anos de Ufac e 10 anos do Blog com quase 100.000 visualizações. Neste tempo, tenho viajado pelo Acre, e apenas não fui em dois municípios. Tenho conhecido diversas pessoas, algumas que até passaram para o status de irmãs - mando um salve pro cumpadi, pro Pablito, pro Haru;  embora outras que tive o prazer de conhecer precisaram partir e deixaram muita saudade: Gina, Genildo, Seu João do Crôa...

Testemunhei a construção do Campus Floresta, lá no Canela Fina. Viajei para Serra do Môa, com o Lucas e a Hosana. Dei aulas em Marechal Thaumaturgo, em Tarauacá e em Feijó e percorri muitas vezes a BR-364 de carro quando havia bem menos asfalto do que hoje. Fui de ônibus à Porto Alegre com uma turma de alunos para um evento de Biologia. Caminhei do rio Alagoinha até o rio Croa, por dentro da floresta com pernoite, duas vezes. Fazendo o campo do doutorado fui salvo de ser picado por uma jararaca pois estava de perneira.

Neste tempo ainda testemunhei alguns terremotos. Nunca havia sentido. Também tive oportunidade de conhecer muito da medicina da floresta, o Kambô vacina do sapo, a Ayahuasca nosso Santo Daime, o rapé, a sananga. Estive em momentos incríveis, dentro da floresta, onde pude sentir de verdade esta floresta, conhecer parte dos seus mistérios e partilhar dos mais antigos moradores, suas belas lições de espiritualidade e conhecimento da natureza. 

Madurez. Maturidade. Com certeza! Traduzida em commuting semanal: vou de bicicleta trabalhar, pelo menos 3x por semana. Separo o meu lixo. Trato os resíduos orgânicos - caixa de gordura xixi do cachorro - com bactérias degradadoras. Não queimo as folhas do pátio nem o lixo. Pedalo. Medito. Tudo com tranquilidade e muita positividade, claro!

Foi interessante acompanhar aqui as loucas mudanças de fuso horário do Acre e seu impacto nas pessoas. Observar as mudanças na cidade de Cruzeiro do Sul com a nova ponte sobre o Rio Juruá e o aumento do fluxo de BR-364 ao longo do ano. A cidade também foi presenteada com uma linda biblioteca pública. A criação do IFAC trouxe mais professores ainda para a região. O Campus Floresta cresceu ainda mais, ganhou teatro e quiosque. Fui pra Espanha no doutorado e voltei e os ingás plantados já estavam fazendo sombra no estacionamento!

A maioria destes eventos eu comento nas páginas do blog. Desde o registro das minhas impressões sob efeito da vacina do sapo, até como jogar o Jogo da Onça, ou como instalar lâmpadas solares de garrafa PET, no telhado, ou saber mais sobre o rapé produzido pelos índios e ribeirinhos, saber mais sobre tiranabóia, sobre o fogo na Amazônia, sobre as palmeiras, diversas postagens sobre assuntos locais, bastante acessadas e que me incentivaram a manter no ar o blog e continuamente escrever, tá certo que nos últimos anos com menor freqüência.

Dez anos passaram rápido. Espero poder registrar nos próximos 10 anos mais aventuras aqui pelo Blog. Dos cadernos de campo para a web basta transcrever, pois até já comprei meus novos Moleskine...

Então, queridos leitores do Blog do Athaydes, obrigado pelas visitas! 

Comentem, critiquem e continuem prestigiando o Mas Bah Txai ! 

Valeu!!




Principais postagens:
30 de jun de 2008, 10 comentários
9764

20 de dez de 2008, 4 comentários
8465

10 de jan de 2009, 20 comentários
5361

4490


--> Leia mais...

Blogs Favoritos