Translate

13 de janeiro de 2013

Teatro do Môa no Campus Floresta da UFAC

Posto estas imagens para fazer continuação a uma série de posts aqui do blog mesmo aonde conto, em imagens, o progresso e história da construção do Campus Floresta em Cruzeiro do Sul. Campus da Universidade Federal do Acre - UFAC. O progresso e evolução do Campus me enchem de orgulho por fazer parte e acompanhar a construção de cada prédio desde o princípio.

Confira aqui os outros posts:


Finalmente: Mudança!!!!



Biblioteca quase pronta



Retrospectiva Universidade da Floresta 5 anos.



Abaixo as fotos então:

 A fachada do Teatro Universitário do Môa, inaugurado ainda na gestão da ex-Reitora Olinda.


 Da frente do Teatro para a área de estacionamento dos prédios dos laboratórios de pesquisa.


Agora com o Teatro ao fundo e os prédios dos laboratórios de pesquisa à esquerda.

--> Leia mais...

6 de janeiro de 2013

Móveis reciclados de Pallets - Pallet Furniture

 Sempre que posso toco um projeto de reciclagem aqui em casa mesmo. A primeira tentativa - as lâmpadas de garrafa PET - deu muito certo, e já são mais de 3 anos desde a instalação e sem goteiras ou amarelamento do líquido da garrafa.

Bueno, desta vez resolvi seguir a onda de móveis reciclados, feitos daqueles estrados de madeira, os chamados 'wood pallets'. Foi uma semana coletando eles pela cidade e mais uma semana envolvido com o planejamento e construção de um lustre da sala, uma mesa de centro e um baú, também pra sala de estar da casa.

Para o projeto, planejamento, descobri um programa deveras útil e fácil de usar, e ainda de graça! O que a Google não faz por nós..hehe. Chama 'SketchUp' e pode ser baixado aqui. Um programa 3D em que você pode acessar on line diversos projetos de outros usuários, criando uma rede de desenhos, projetos, de uma infinidade de objetos, desde cadeiras, até casas, bicicletas, etc..

Inicialmente pensava que os estrados pallets eram todos iguais, e com calma fui observando que o tipo de madeira, a construção e qualidade variam bastante. Assim a escolha deve ser parcimoniosa e deve depender sempre do objetivo a ser construido.

Abaixo está uma relação de paginas WEB que abordam o tema 'Pallet Furniture' e dão diversas dicas.

http://wilsonsandpugs.blogspot.com.br/2011/07/pallet-coffee-table.html
http://lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com.br/2011/05/diy-de-espreguicadeira-para-jardim.html#axzz28RmFQ1qI
http://www.homedit.com/21-ways-of-turning-pallets-into-unique-pieces-of-furniture/
http://kojo-designs.com/2010/12/kojotutorial-reading-chair-made-from-two-wooden-palettes-part-1/
http://scraphacker.com/diy-sofa/
http://dornob.com/forklift-furniture-10-diy-projects-for-used-wooden-pallets/?ref=search
http://www.instructables.com/id/Pallet-Workbench/?ALLSTEPS
http://media.designerpages.com/3rings/2011/08/12/the-pallet-sofa-by-piero-lissoni-for-matteograssi/
http://www.coroflot.com/pierout/Pallet-Couch
http://inspirationgreen.com/pallet-inspiration.html
http://www.behance.net/gallery/Les-Palettes/3758076



A primeira dica verdadeira é como desmontar os pallets. Muitas vezes não é necessário ou não há como utilizá-los inteiros, assim desmontar é a solução. Para tanto utilizei, adaptei, uma ferramenta formão e ia desencaixando na porrada mesmo os pedaços de madeira.


Depois vem o processo de serrar, montar, lixar, passar a massa de madeira para corrigir as imperfeições, lixar de novo e pintar.... Não tenho ferramentas muito elaboradas para nada disso, lixei com a furadeira e na mão mesmo, pintei com pincel com verniz colorido e depois poli com a furadeira mesmo.





Na mesinha de centro adaptei 4 rodinhas abaixo dela. Entretanto terei que trocar. Pensei nos móveis como sendo de uso diário e intenso pelas crianças, assim necessitava de algo robusto. Mas me enganei com a indicação das rodinhas para 30 kg, e elas não aguentaram o tranco.

Na mesinha não precisou desmontar os pallets totalmente, serrei os módulos que me interessavam e fui encaixando. O custo total, entre gasolina para buscar os estrados, parafusos, rodinhas, lixas, verniz, beirou os 100 reais, bem mais em conta do que comprar uma mesinha de centro só.
--> Leia mais...

1 de janeiro de 2013

FELIZ 2013 !



FELIZ E PRÓSPERO ANO QUE SE INICIA!
FELIZ 2013!
--> Leia mais...

Blogs Favoritos