Translate

23 de outubro de 2012

Um minuto para Lance Armstrong e Charles 'Mile a Minute' Murphy

Detalhe da parte traseira da locomotiva que produziu o vácuo para Charles Murphy estabelecer sua marca de um milha em menos de 1 minuto. Na época velocidade superior a de um carro.

106 anos separam o 1º ano que Lance Armstrong ganha o Tour de France sob influência de substâncias proibidas - 2005 - do ano que Charles Murphy consegue a marca de ser mais rápido que um carro, pedalando no vácuo de um trem. Murphy é bem menos conhecido e lembrado, e será muito menos lembrado que Armstrong, depois deste escândalo dentro do ciclismo - mal recordado no caso. As opiniões são bastante controversas, mesmo entre os ciclistas e profissionais. Deixando o problema fica o exemplo - a não ser seguido - deixado para os fãs do esporte. Isso se realmente houve má intenção por parte de Armstrong.






Mas considero que exemplo a ser seguido é o de coragem e determinação de Charles 'Mile-Minute' Murphy - Charles milha por minuto Murphy. Aquele que conseguiu fazer uma milha em um minuto, pedalando atrás de um trem e aproveitando seu vácuo. Naquele tempo, final do Século XVIII não havia nada mais rápido que uma locomotiva, mas Charles Murphy não concordava com isso e insistiu que podia ser mais rápido, ou mesmo acompanhar, um trem em movimento. Ele á havia conseguido em um rolo de treinamento ficar abaixo dos 40 seg para percorrer uma milha (1,6 km). Lhe faltava o desafio ao ar livre, mas teria que resolver a questão da resistência aerodinâmica.




Persuadiu então uma companhia de trens a preparar uma de suas locomotivas, com a adaptação de 'aerofólios', e uma extensão de um trecho da ferrovia em Long Island, nos Estados Unidos. Com algo preparado como se fosse uma passarela, Murphy pedalou a bicicleta grudado no trem, e, depois de comer muita poeira, fuligem e borracha derretida que ia sendo expelido pela locomotiva, conseguiu vencer 1 milha em menos de 1 minuto.


Foram várias tentativas e também quedas, e em 1899 Charles Mile a Minute Murphy, que também era policial, aliás foi o primeiro policial a pilotar oficialmente uma moto em Nova Iorque, entrou para os anais da história do ciclismo, como o homem a pedalar uma milha em menos de 1 minuto - exatos 57 4/5 segundos.

Já Lance Armstrong, entrou para os anais do ciclismo como o primeiro homem a perder simultaneamente sete títulos em menos de um minuto. Caem os ídolos ficam os paradigmas.


Aqui Murphy no lado esquerdo estabelece a marca de um milha em 37 segundos . Estava pronto para buscar estabelecer a marca ao ar livre.




0 comentários:

Blogs Favoritos