Translate

20 de agosto de 2012

Pedalando!!!!!

Voltei a pedalar. Muito.
Foi em Barcelona que novamente fissurei na magrelinha. Desde que vim morar em Cruzeiro eu não pedalava nada. Creio que havia ficado com medo das ladeiras daqui, que são muitas! Depois um problema de saúde me afastou ainda mais dos pedais...
Mas o medo passou e agora nenhuma ladeira de CZS me assusta mais. Posso vencer qualquer uma e tenho rotas prontas para driblar as mais inclinadas e poder pedalar pela cidade sem problemas.
Mas ainda CZS está longe de ser uma cidade para ciclistas. Muito longe.
Se você sai a rua de manhã bem cedo (hora melhor para sair e treinar), verá muita gente, muita gente mesmo, se locomovendo com sua bicicleta para o trabalho, para a escola. Mesmo com a topografia da cidade, as pessoas andam de bici. Acredito que com mais incentivo, com estacionamentos de bici nas lojas, empresas, com programas de compra facilitada de bicicletas, etc. este número aumentaria.
Mas as pessoas, para pedalar, tem mais medo é dos carros.
Ai que entra aquela coisa da conscentização. Mas a Prefeitura investindo e chamando a atenção para o ciclista, a percepção deste pelo motorista e o respeito naturalmente aumentarão.
Apesar de Cruzeiro do Sul ter um única ciclovia, esta vive cheia de pessoas correndo. E é muito curta, só para lazer.
Assim busco as estradas próximas.
Antes da ponte sobre o Rio Juruá, para se sair da cidade ou era pela balsa paga, via Miritizal, e depois 'Variante' não asfaltada e aberta só no verão, ou era pela estrada para Rodrigues Alves.
Agora com a ponte, pode-se passar para o outro lado do Juruá, via Variante. Mas esta estrada não acabada (o atual prefeito ficou de terminar mas eleitoreiramente deixou pra lá...) está bastante ruim e perigosa, principalmente os últimos 6 km. Asfalto estreito e caminhões que não te respeitam.
Ah que bom seria que de fato houvesse um projeto para implementar uma ciclovia na variante, estilo a que já tem na Av. Mâncio Lima, porém com mais 11 km.

Espero que eu possa ver, no futuro, muitos ciclistas treinando, se locomovendo, e usando a Variante de forma segura.

0 comentários:

Blogs Favoritos