Translate

1 de maio de 2012

Um Dia do trabalhador biólogo

sururucu-pico-de-jaca escondida na beira do igarapé. durante o dia elas sao bem mansinhas...
Surucucu, viva, escondida no pé de uma árvore na beira do igarapé.


Motivado pela data do Dia do Trabalhador, resolvi postar algumas fotos e histórias que estão fazendo parte do dia dia do meu trabalho atual. Trabalho comum aos biólogos, e que para a maioria das pessoas que não sabe o que é e como trabalha um biólogo, mal passa pela cabeça que fatos como estes que relato acontecem, de fato, no cotidiano do nosso trabalho.






Outra surucucu, encontrada meia hora antes da anterior.
Desde que iniciei minha pesquisa na área de estudo atual, já me deparei com sete cobras. Muitos colegas que trabalham com serpentes, como o Paulão, meu colega na UFAC, procuram ativamente estes animaizinhos, ou seja, querem encontrá-los. Eu por outro lado, prefiro que não. Mas estamos ali no terreno deles, invadindo bem dizer seu território.

A primeira foi um susto tremendo. Imagine, pela manhã cedo, lavando o rosto no banho, concentrado e meio sonolento, mal levanto os olhos está ela, uma jararaca-do-brejo, a menos de meio metro de mim. Ela só não me deu o bote pois estava 'boiada' na água, como dizem por aqui. Cobra imensa. O meu pulo foi também imenso. Tentei chamar pelos meus colegas no tapiri mas rolou uma amnésia de susto, e por segundos, talvez um minuto, eu e a cobra ficamos nos encarando, do tipo, ou saio eu ou sai você do caminho... ela saiu, pra trás, e fugiu, com vida. Como não havia como tirar foto, no post 'A Amizade da surucucu-do-brejo' tento representar o encontro.


Basta dizer que a cada saída percorremos diversas vezes, ao longo dos piques abertos, a extensão dos 36 ha da área de estudo. Assim, é muito chão e muita serpente morando por alí, daí que encontros são quase que inevitáveis.. em época de chuva então...
Surucucu-pico-de-jaca, se diz que é mansa de dia.

Pois que foram sete. Destas, quatro sobreviveram. Ou seja, o saldo é positivo pro lado delas. Quero deixar claro que não sou eu que mata, e ao mesmo tempo não posso impedir que as matem, pois de todas as vezes estou em campo com mateiros locais, e, impreterivelmente, historicamente, culturalmente, eles matam quase toda e qualquer cobra que atravesse seus caminhos, principalmente, e quase que exclusivamente, aquelas que são perigosas e peçonhentas.

Questão de segurança, justificam. Pois, amanhã ou depois, dizem, estará por ali um menino subindo para coletar um açaí, ou uma senhora a coletar piaçava, e pode que a surucucu poupada faça uma vítima.

Pequena amostra da inimizade dos insetos.

Outros problemas por vezes enfrentados.


Mas relato isso pois esse é um perigo real no nosso trabalho de biólogo de campo. Carteiros sofrem com os cachorros, outros sofrem com possibilidades de traumas, L.E.R., atropelamentos...etc. Na biologia o divertimento anda aliado ao perigo.

Independente do que aqui relato, estar em campo para mim é o melhor da minha profissão, sem dúvida. Toda vez que estou na floresta reafirmo minha aptidão ao ofício, tendo certeza que nasci mesmo pra esta carreira. Lá nada é como é aqui na cidade, parece aquela velha história da 'matrix', mas quando se consegue passar bastante tempo alí, se reconhece a beleza da paz, do silêncio, da harmonia das cores, das nuanças de odores, da simultânea delicadeza e robustez das formas, da singela organização desorganizada...

Situação do acesso à minha área de estudo. Toda vez são 5km a pé.

Jararaquinha que de tão perigosa nem me deixaram tirá-la do saco para tirar a foto.

Edir no nosso tapiri lutando contra a chuva para cozinhar o almoço.

Os obstáculos do nosso ofício de biólogo, não são maiores ou mais intensos, não são mais perigosos ou mais difíceis que outros de outras profissões, mas para nós que os vivemos, representam a vida que está sendo vivida, intensamente, apaixonadamente, através do estudo desta própria vida - a biologia.

1 comentários:

Bio disse...

Nossa que lindo, espero consegui um emprego assim depois de formar. Meu sonho é trabalhar com cobras =)

Blogs Favoritos