Translate

27 de fevereiro de 2011

Pela revolução da bicicleta, já!




PELA REVOLUÇAO DA BICICLETA, JÁ!

Revolução, nao deixa de ser a essência da bicicleta. Revolução tem o sentido de movimento, movimentos circulares, mova suas pernas e rode as rodas.

Revolução está se passando em Porto Alegre. Quando um carro atropela e mata um ciclista, alguns comentam, poucos falam. Quando um carro atropela 20 ciclistas ao mesmo tempo. Muitos comentam, todos falam. É o assunto do momento. Mas de fundo o tema não muda. O tema de fundo é o mesmo. Distribuição de espaço à sistemas de transporte que tem o mesmo direito de compartilhar este espaço. Estar em uma bici é um sistema de transporte, e ponto. E o respeito por esta escolha de transporte, o respeito por estar neste transporte é o que classifica uma boa política para as bicis de uma política péssima paras as bicis. Porto Alegre tem uma política péssima com as bicis. Porto Alegre tem um respeito desprezível para com os ciclistas.

O horrível e lamentável evento do dia 26 de fevereiro de 2011 contribui para escancarar isso ao mundo. Porto Alegre? Cidade dos Fóruns Sociais Mundiais, um dos berços do PT, cidade modelo, avançada, futura sede de Copa do Mundo, odeia seus ciclistas, despreza seus ciclistas.
Meu contraponto, minha contribuição, é falar um pouco de algo que conheço pessoalmente, falar de uma cidade que ama seus ciclistas. Barcelona, na Catalunha, respeita a bicicleta e os ciclistas até naquele momento de dar uma multa de 200€ por um destes ciclistas cruzar o semáforo vermelho. E tem que ser assim.


Pedalei 10 anos da minha vida em POA. Pedalo há alguns meses aqui em Barcelona. Ao mesmo tempo que 'flipas' com a organização e funcionalidade de tudo que é pensado pra bicis aqui, a gente se dá conta que é TOTALMENTE possível instalar um sistema semelhante destes em POA.


Nada de utopia ou rios de dinheiro, na minha opinião basta planejamento e vontade política, coisa que é mais difícil do que tainha no guaibão.




Também conheço Rio Branco no Acre. Conheci em 2005 é de lá para agora a cidade sofreu uma incrível revolução na urbanização. Porém não esqueceu da bicicleta, são 100 km de ciclovias pela cidade. Barcelona tem 180 km. Somando tudo em Porto Alegre, não deve ter mais de 5 km. Li um comentário de uma leitora no blog da Massa Crítica: "vocês (ciclistas) nao tem uma ciclovia? Por quê não andam lá? Tentando justificar o atropelamento.

As ciclovias de Barcelona são seguras, os motoristas respeitam. Os pedestres nem tanto..(mas existe o plim plim da buzina pra isso). Pare em um lugar, uma loja ou cafeteria, olhe para os lados e logo verá um estacionamento de bici (terás sorte de encontrar uma vaga). Na praia existe um sistema de estacionamento com elevador, onde podes guardar mochila e o tênis.

Este é o mapa dos 180 km de ciclovias em Barcelona (em vermelho). Os pontos vermelhos são os locais que é possível encontrar um Bicing.

Basta querer. Uma rede de ciclovias, inteligente, com estacionamentos inteligentes. Claro que isso vem acompanhado de motoristas que param na faixa de pedestres, mas, verdade, pessoas ainda são atropeladas também na faixa de pedestres em Porto Alegre.

Você que tem um carro não faça dele uma arma, tiros saem pela colatra.

Por uma revolução da Bicicleta, por cidades que amem seus ciclistas e que respeitem a bicicleta.



Imagens: http://www.que.es/barcelona/201101091428-barcelona-tiene-kilometros-carril-bici-epi.html



0 comentários:

Blogs Favoritos