Translate

1 de julho de 2010

Prognóstico climático sazonal para a Amazônia Legal para julho e agosto de 2010

Fonte: Site SIPAM

De acordo com as análises de dados observacionais e prognósticos de modelos numéricos para a TSM, as águas superficiais na região do oceano Pacífico equatorial tenderão progressivamente nos próximos meses para um padrão de resfriamento. Com relação ao Atlântico tropical Norte, espera-se o predomínio de anomalias positivas de TSM, o que deverá influenciar o clima em grande parte da Amazônia, especialmente na porção norte, leste e algumas áreas do sul da região. Assim, o prognóstico sazonal para o trimestre é resumido a seguir:

Precipitação:

As chuvas deverão ocorrer acima dos padrões climatológicos no noroeste do Pará e centro e norte do Amapá.
Abaixo dos padrões climatológicos na faixa litorânea do Pará (incluindo o extremo norte da ilha do Marajó) e do Maranhão. Situação semelhante deverá ocorrer no noroeste e no oeste do Mato Grosso, estado de Rondônia e o leste e sul do Acre.
Nos estados do Amazonas e Roraima e centro-norte do Pará, a distribuição da chuva deverá ocorrer de maneira irregular, com pontos isolados de anomalias. E nas demais áreas, a chuva deverá ocorrer dentro dos padrões climatológicos.
Temperatura:
Acima da média em grande parte da Região Amazônica, exceto no estado do Acre e oeste e sul dos estados de Rondônia e Mato Grosso, onde as temperaturas deverão ocorrer dentro dos padrões normais. Eventos fortes de Friagens, poderão ocorrer durante o período. Por conta disso, novos recordes de frio poderão ser observados nos próximos 3 meses no sul da Amazônia. Destaca-se também a estação seca no sul da Amazônia, onde deverá ocorrer predomínio da massa de ar seco, dificultando a formação de nebulosidade, favorecendo grandes amplitudes de temperatura e a umidade relativa do ar podendo atingir valores abaixo de 30%, principalmente, nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, sul do Pará e Maranhão.

0 comentários:

Blogs Favoritos