Translate

9 de setembro de 2009

Proposta da ABC para a Amazônia no site do Banco Mundial

Proposta da ABC para a Amazônia no site do Banco Mundial

FONTE: Site da Academia Brasileira de Ciências

8/09/2009

O Acadêmico Carlos Nobre, climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), publicou um artigo no site do Banco Mundial tratando da revolução científica e tecnológica proposta pela Academia Brasileira de Ciências e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para a Amazônia.

O texto de Nobre resume as propostas contidas em documento elaborado em 2008 por grupo da ABC, do qual fez parte. Deste ponto de vista, os desafios trazidos pelas mudanças climáticas globais são uma oportunidade única para os países tropicais, ricos em recursos naturais, se tornarem potências ambientais.

Na Amazônia está a maior floresta tropical do planeta, distribuída por oito países. Nos últimos 40 anos, de acordo com o autor, a região foi sujeita ao desmatamento, aquecimento global e incêndios florestais, que não trouxeram riqueza nem qualidade de vida para os povos amazônidas. Na última década, a emissão de dióxido e carbono originada na Amazônia correspondeu a quase 2.5% das emissões globais nesse período, dada a ocupação da região com plantações de soja e pastos para gado.

O desafio agora é conciliar a manutenção de parte da atividade agrícola tradicional em áreas já devastadas com uma nova visão da utilização dos recursos naturais renováveis e com a valorização dos serviços ambientais dos ecossistemas. E para isso é preciso que a realização de uma revolução científica e tecnológica na Amazônia se torne a prioridade estratégica nas políticas de desenvolvimento regional. "Agregar valor ao coração da floresta", nas palavras da Acadêmica Bertha Becker, também membro do grupo que elaborou o documento da ABC, será o maior desafio para a comunidade científica brasileira nos próximos 20 anos.

Leia o artigo na íntegra e atenção: o Prof. Carlos Nobre fará uma palestra intitulada Mudanças Climáticas e Amazônia, no dia 18 de setembro, 6a feira, no Auditório do BNDES - na Av. Chile, 100, no Centro do Rio de Janeiro, dentro da programação científica do Ano da França no Brasil.

Todas as matérias deste site podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.
--> Leia mais...

5 de setembro de 2009

Causos applemaníacos

“Causos da Apple”

Essa aconteceu em 2005. Somente uma de várias que eu já passei com as minhas maquininhas. Havia recém me mudado para cá, Acre, Amazônia, e além dos meus MACs, trouxe meu cão Corisco, um pastor alemão bem grande. Na primeira casa, não havia escritório então trabalhava com o iBook na mesa da sala, além de jantar também por ali. Uma bela noite, sai para ver o jogo do meu time, pois não tinha ainda televisão, e deixei o iBook em cima da mesa, com a janta posta. E assim aconteceu, o Corisco, medroso que até hoje é de fogos de artifício, conseguiu pular uma janela basculante que ficava a quase 2 m de altura caindo com tudo na mesa da sala, virando a mesa e arremessando o iBook uns dois metros longe, deixando o mesmo todo sujo de manteiga, geléia, farelo de pão e etc…

Nem tentem imaginar a minha cara quando cheguei. A princípio nem vi o computadorzinho, depois que o achei, desligado (tinha deixado ligado, como sempre) me bateu o desespero..e agora? Será que ele estragou? Respirei fundo, e apertei na tecla de ligar: um segundo depois Tããããnn, ele ligou. Maravilha! Nenhum estrago aparente por fora, mas, uma coisa estranha, depois do tombo ele voltou no tempo: apareceu aquele aviso que o Mac havia voltado para 01/01/1969 !!!! Hehe, coisas de macmaníacos.

--> Leia mais...

ONU convoca Brasil para discutir desmatamento - 04/09/2009



Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que pretende reunir os chefes de Estado e de Governo dos países que possuem as maiores superfícies florestais do planeta, entre eles o Brasil, para encontrar soluções conjuntas para o problema do desmatamento.

A ONU calcula que a floresta amazônica perdeu 17% de sua superfície (875.000 m2) desde 2005, uma extensão comparável à do Paquistão. A reunião, que está prevista para acontecer em 22 de setembro, será organizada junto com o governo da Noruega e se centrará exclusivamente na questão do desmatamento - responsável por 20% das emissões planetárias de gases de efeito estufa.

O Brasil é tido como ator-chave nesse debate, já que é o quarto maior emissor de gases do efeito estufa do mundo, principalmente por causa do desmatamento da Amazônia. A convocação do presidente brasileiro e de outros chefes de Estado de países que possuem grandes florestas coincidiu com entrevista de Lula sobre mudanças climáticas.

Em declaração dada à Agência Folha, o presidente disse que o Brasil não fugirá da responsabilidade de debater as metas para a redução de suas emissões de gases do efeito estufa na Cúpula do Clima de Copenhague em dezembro e que o país tem a obrigação moral de diminuir o desmatamento na Amazônia.
--> Leia mais...

3 de setembro de 2009

PARABÉNS BIÓLOGOS - 03 de setembro dia do Biólogo



Como compreender um biólogo...
(Autor desconhecido)

Tenha paciência ao caminhar com ele na rua.
É provável que ele faça paradas freqüentes...

Sempre há uma formiga carregando uma folha gigantesca nas costas ou uma samambaia disposta de uma forma estranha num buraco do muro. Ele acha isso incrível!!!

Toda vez que vocês entrarem em qualquer assunto que envolva a área dele, ele se empolgará. Finja que presta atenção no que ele diz. Finja que está entendendo também.

Entenda que o conceito de beleza de seu amigo biólogo é um tantinho diferente do seu...
Sapos verdes, gosmentos e verruguentos são lindos. Escorpiões, aranhas, opiliões (hein??), são todos lindos.

Simplesmente ignore quando o encontrar de quatro, agachado sobre o musgo... e faça o possível para que ele não te veja, pois uma vez que isso acontecer ele começará o discurso em biologuês: "São briófitas! São as plantas mais primitivas! Você acredita que elas não têm nem vasos condutores? E elas ainda dependem da água para a fecundação e..."

É provável que ele prefira ir para o congresso de Mastozoologia ao invés daquela viagem romântica.

Você quer ajudá-lo? Mostre que há outras coisas no mundo, por exemplo... Convide-o para ir a um museu de arte. Ou a um grupo de discussão sobre literatura. Ele terá tendência a chamar pinheiros de gimnospermas. E a pinha (de onde vem o pinhão) de estróbilo.

Não, ele não é um maníaco suicida se decidir entrar numa jaula para mergulhar com tubarões-brancos. Mas também não deve estar em seu juízo perfeito.

É melhor você assistir filmes como "A Era do Gelo e Procurando Nemo" com amigos que não sejam biólogos. Caso contrário, você ouvirá, durante o filme: "ah, mas baleias não têm essa conexão entre a boca e o nariz, o Marlin e a Dori nunca poderiam ter saído pelo nariz dela!" E quem se importa??


--> Leia mais...

Blogs Favoritos