Translate

24 de julho de 2009

Kuntanawa no Topo do Mundo!





Os Kunta no Topo do Mundo!!
Os anciões dizem que um dia, quando o "Grande Gelo" começar a derreter, é sinal de que o mundo estará em grande perigo e, quando o mundo mais precisar, o Fogo Sagrado voltará para a Casa do Povo do Topo do Mundo"


Para derreter a neve no coração do homens de gelo. Para fazer florescer o amor, a compreensão e para chamar a atenção do derretimento do gelo polar.

Lá estão nossos dois representantes; índios do trópico encontrando os xamãs esquimós.

*temos falado a 509 anos para esses loucos que só quere destruir nossa mãe que um dia todos serão punidos pelo que estão fazendo e muitos apenas ri de nossas caras pintadas desenhadas com as cores sagradas de nossos cãne de jinipapo e urucum.

*sabemos o que estamos falando e hoje o planeta estar ameaçado de ser destruído por conta do mal trato do homem civilizada como os se identificam

*esse evento será na Groenlândia no lugar sagrado dos Esquimós (Inuitis, como gosta de ser denominado o povo nativo da Groenlândia)

*mais estar acontecendo no mundo inteiro durante esses dias o mesmo ritual é uma grande corrente para que seja reconhecido a grande importância dos nativos com sua sabedoria para cuidar do planeta.

(entrevista de Haru em http://www.webbrasilindigena.org/?p=1568)

(FOTOS DE TODD LUCIER -

http://www.scribblelive.com/Event/Fire_Ceremony_July_17-19_2009)

--> Leia mais...

21 de julho de 2009

Comitiva registra em fotos e vídeos o projeto ‘Linha do Tucum: Artesanato Amazônico'



Déborah Minardi e Flaviano Schneider
21-Jul-2009

Comitiva registra em fotos e vídeos o projeto ‘Linha do Tucum: Artesanato Amazônico', que está mudando a realidade de muitos artesãos dessa região do Acre

tucum2.jpg
Projeto ensina o beneficiamento de sementes e tingimento natural da linha do tucum (Foto: IECAM)
tucum.jpg
Trabalho com artesanato garante a geração de trabalho e renda para famílias da região (Foto: IECAM)
O Instituto de Estudos da Cultura Amazônica (IECAM) desenvolve desde agosto de 2008 o projeto ‘Linha do Tucum: Artesanato Amazônico', patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto acontece na Vila Ecológica Céu do Juruá, no município de Ipixuna (AM) e integra também artesãos de outras comunidades do Vale do Juruá, como Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, no Acre.

Neste mês de julho, integrantes do IECAM, juntamente com uma equipe de filmagem do Rio de Janeiro, acompanham a viagem do líder comunitário Alfredo Gregório de Melo ao Vale do Juruá, da qual participam visitantes de várias partes do mundo, principalmente da Europa. A chegada da expedição à comunidade aconteceu no dia 15, com retorno previsto para a primeira semana de agosto de 2009.

Nessa viagem, a equipe do IECAM pretende colher material fotográfico e videofônico que serão utilizados na produção do livro-cartilha e do DVD previstos como produtos a serem apresentados no fim do projeto. Será prestado também um suporte às atividades da oficina de artesanato, com novas oficinas de capacitação técnica dos artesãos. Espera-se, ainda, aproveitar a presença dos visitantes estrangeiros para a consolidação de novas parcerias, a fim de viabilizar a continuidade do trabalho e sua disseminação para outras comunidades da região.

"Trabalhar em uma região tão remota da floresta amazônica para melhorar a qualidade de vida da população é um grande desafio, e superá-lo nos mobiliza em todos os nívei - na capacidade técnica, disposição física, na harmonização com a natureza, integração com a comunidade, nos lembrando a cada momento que o uso dos recursos naturais aliado à conservação é a melhor forma de manter a floresta em pé com seus povos e tradições", afirma a historiadora Vera Fróes, coordenadora do projeto.

Linha doTucum

O projeto tem contribuído para o resgate da técnica de fiação da palmeira Tucum (Astrocarym chambira) a partir da organização de oficinas ministradas pelas cinco fiandeiras da região que ainda detinham esse conhecimento. Junto com esse trabalho foi implantada na comunidade uma oficina-escola de artesanato, na qual cerca de trinta artesãos estão passando por um processo de capacitação na confecção de produtos artesanais a partir da utilização da linha do Tucum e de outros produtos da floresta, como fibras e sementes, entre as quais se destacam açaí, patoá, mucuna, mulungu, paxiúba e paxiubão.

Em maio deste ano, as próprias professoras fiandeiras orientaram as oficinas de beneficiamento de sementes e tingimento natural da linha do tucum, utilizando espécies nativas da região como o jatobá, urucum, cedro e vinagreira. Entre os meses de abril e maio de 2009, professores-artesãos do Acre e de outros Estados foram até o Juruá, onde promoveram uma capacitação dos artesãos em técnicas de macramê, confecção de cintos, luminárias, bolsas, jacarés de açaí, pulseiras de cipó-titica e outros artigos.

Paralelo a isso, aconteceram os trabalhos de educação ambiental com aulas de ecologia na escola e oficinas de agrofloresta, para jovens e adultos. Esse trabalho é considerado fundamental para estimular o cultivo e o manejo sustentável das espécies utilizadas no artesanato e na subsistência das famílias.

Sobre o IECAM

O IECAM, com sede no bairro de Vargem Grande, em Teresópolis (RJ), realiza desde 1992 cursos, oficinas e projetos voltados para a preservação da flora brasileira e para o cultivo agroecológico das plantas medicinais. As pesquisas realizadas são voltadas para o diálogo entre o conhecimento popular e científico, buscando ressaltar a importância das comunidades tradicionais na preservação dos ecossistemas brasileiros.


Atualizado em ( 21-Jul-2009 )
--> Leia mais...

Grã-Bretanha repatriará o lixo

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 20 DE JULHO DE 2009

As mais de 1.400 toneladas de lixo exportadas ilegalmente da Grã-Bretanha ao Brasil serão levadas de volta, informou a agência britânica de Meio Ambiente. Segundo a agência, cerca de 80 contêineres de lixo foram encontrados no Brasil. Londres e Brasília negociam atualmente a repatriação desse material.
'As autoridades brasileiras continuam retendo o lixo', afirmou uma responsável da agência, Liz Parks. 'Mas elas devem autorizar rapidamente a sua repatriação, que pode levar semanas', acrescentou.
A agência abriu uma investigação sobre a procedência do lixo, que foi exportado ilegalmente por duas empresas britânicas, de acordo com o jornal The Independent.
--> Leia mais...

12 de julho de 2009

Turmas em que lecionei



Decidi não colocar os nomes de todos, mas querendo mandar a legenda pronta, eu coloca aqui na hora!
--> Leia mais...

Algumas das turmas em que lecionei






Turmas da Biologia, Eng. Florestal, Eng. Agronômica. e também da Biologia turmas da Zona Rural, desde 2006.
Seria uma injustiça colocar o nome de uns e não de outros, pois algum tempo eu esqueço mesmo.
Mas, quem se reconhecer nas fotos está convidado a deixar um recado !!!
--> Leia mais...

Blogs Favoritos