Translate

30 de maio de 2009

ECO TROTE 2009 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE


ECO TROTE 2009 - OCUPAÇÃO VERDE NO ACRE !!


Pois bem amigos, quem por acaso lembra das Ocupações Verde?? Difícil esquecer, não é mesmo? Quem participou, certamente lembra, e quem ouviu falar, lembra de ter ouvido falar.

Então, Senhores e senhoras participantes da Ocupação Verde de 1998, no Morro da Antena, em Porto Alegre (Encontro Nacional do Estudantes de Biologia - ENEB 98); Ocupação Verde BH, no Encontro Estadual dos Estudantes de Biologia, 1999; Ocupação Verde no Parque Burle Marx - do Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia em Campinas - SP em 1999. ENEB Salvador, ENEB Florianópolis, Saibrera do Morro da Extrema, ENEB Brasília 2002, novamente em Porto Alegre em 2006 e tantas outras nos anos seguintes, já como uma atividade Oficial do ENEBs e de trotes de bixos pelo Brasil afora, anuncio aqui que tem Ocupação Verde no Acre também!!

Aconteceram outras Ocupações, nas recepções de calouros, bixos, e até no Encontro Nacional de Estudantes de outros cursos, e as mesmas continuam acontecendo. Em todos estes eventos, o que mais se preza é a integração, a coletividade, o fortalecimento dos ideais de cooperação, de amizade, de estar bem com os amigos, com a natureza. Não podia ser diferente, agora que as Ocupações Verde chegaram ao Acre. Aqui com nome diferente mas com mesmo ideal e mesmo potencial: ECO TROTE, no fim, queremos mesmo é plantar mudas, e muitas.


A atividade aqui teve por objetivo iniciar a restauração ambiental de um trecho de mata ciliar na beira de um reservatório de água artificial: APP - Área de Preservação Permanente, justamente nesta época em que se discutem formas de modificar o Código Florestal. O ECO TROTE procurou trazer este assunto à tona e discutir a necessidade real e as implicações das mudanças na legislação ambiental brasileira, bem como, recepcionar os calouros de forma divertida e integradora.

O legal é que este açude, este laguinho, reservatório artificial fica bem ao lado da UFAC. Toda aquela região ali era área de cultivo de gado, o que degradou o solo e terminou com os igarapés naturais que corriam na parte mais baixa das drenagens. Várias represas foram construídas ao longo do curso dos igarapés, prejudicando ou até impedindo seu curso natural. Estes açudes estão hoje em dia sofrendo com a queda de suas margens, é evitar isso no laguinho da UFAC está sendo o principal objetivo do plantio.

Mas não terminou no dia 30 de maio não. Ainda outro ECO TROTE, parte 2 será realizado, desta vez em agosto e com os alunos da agronomia. Todas as mudas foram marcadas. Paricás, favas-pé-de-arara, buritis e açaís, entre outras, receberam uma plaquinha de alumínio de lata de refrigerante (ao melhor estilo Ocupação Verde). Dados como altura, diâmetro à altura do solo e sobrevivência estão sendo levantados, bem como a regeneração proveniente do solo da floresta que também foi translocado para o local do plantio. Os alunos assumiram as mudas agora com uma responsabilidade a mais, a de cuidar com carinho, com dedicação.

Buenas, é isso: LONGA VIDA AOS ECO TROTE - OCUPAÇÕES VERDE NO ACRE !!
--> Leia mais...

Blogs Favoritos