Translate

16 de outubro de 2009

Retrospectiva Universidade da Floresta 5 anos. Parte 1.


Este ano o Curso de Letras da Universidade Federal do Acre comemora 20 anos. O ensino regular no processo de interiorização da UFAC começa em 1989, aqui em Cruzeiro do Sul, com a criação do Curso de Letras. Mais além o Curso de Pedagogia é criado. Anos depois, com o Projeto da Universidade da Floresta, novos cursos são somados aos já existentes. O processo para definição de quais cursos foi democrático e contou com a participação popular, nos Fóruns dos Povos da Floresta e Reuniões da Universidade da Floresta em Cruzeiro do Sul.

No prédio do Bairro Eletroacre foi a primeira sede do Campus Floresta - nome dado ao novo Campus da UFAC. Aqui onde tudo começou. Em março de 2006 iniciam as aulas dos cursos de Enfermagem, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas. Tem continuidade os cursos de Letras e Pedagogia.


Esta foi a primeira sala administrativa do Centro Multidisciplinar, e de todas as novas coordenações dos cursos recém criados.

Havia no Canela Fina - bairro distante 12km do Centro - precárias instalações construídas em 2002 para abrigar os cursos de Letras e Pedagogia que acabaram não sendo utilizadas. A imagem acima é de janeiro de 2006.

Tem-se início em maio de 2006 a reforma dos prédios existentes e a construção de novos prédios, que em bem pouco tempo já se mostraram insuficientes para abrigar todo o corpo administrativo e a quantidade de novos alunos.


A Reforma foi acelerada com diversos prédios sendo construídos. O estacionamento foi o último e talvez por isso, ou apesar disto, não previram nenhuma árvore. Depois de 3 anos já podíamos ter sombra.
Obras do prédio de salas de aula, maio de 2006, Campus Floresta, Cruzeiro do Sul Acre.

Na época um principal obstáculo devia ser superado, o acesso. Foi superado em partes, é tudo asfaltado mas o serviço de transporte público ainda é muito precário.


Uma vista aérea do Campus Floresta em julho de 2006.

O prédio da Biblioteca em 2007 quando foi construído. É a maior biblioteca do oeste do Acre.

Vista da fachada geral do Campus, em 2008. Neste ano inicia a construção dos prédios novos de salas de aula mais laboratórios didáticos. Mas esta história é um outro post.

0 comentários:

Blogs Favoritos