Translate

5 de setembro de 2009

ONU convoca Brasil para discutir desmatamento - 04/09/2009



Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que pretende reunir os chefes de Estado e de Governo dos países que possuem as maiores superfícies florestais do planeta, entre eles o Brasil, para encontrar soluções conjuntas para o problema do desmatamento.

A ONU calcula que a floresta amazônica perdeu 17% de sua superfície (875.000 m2) desde 2005, uma extensão comparável à do Paquistão. A reunião, que está prevista para acontecer em 22 de setembro, será organizada junto com o governo da Noruega e se centrará exclusivamente na questão do desmatamento - responsável por 20% das emissões planetárias de gases de efeito estufa.

O Brasil é tido como ator-chave nesse debate, já que é o quarto maior emissor de gases do efeito estufa do mundo, principalmente por causa do desmatamento da Amazônia. A convocação do presidente brasileiro e de outros chefes de Estado de países que possuem grandes florestas coincidiu com entrevista de Lula sobre mudanças climáticas.

Em declaração dada à Agência Folha, o presidente disse que o Brasil não fugirá da responsabilidade de debater as metas para a redução de suas emissões de gases do efeito estufa na Cúpula do Clima de Copenhague em dezembro e que o país tem a obrigação moral de diminuir o desmatamento na Amazônia.

0 comentários:

Blogs Favoritos