Translate

9 de fevereiro de 2009

Flagra no Jardim Suspenso



Venho perseguindo esta foto desde dezembro, quando esta Sobralia floresceu a primeira vez e eu perdi a flor aberta. Não sei se por observar ela tarde demais no dia, ou se por descuido mesmo: justamente no dia da floração não ter ido à estufa, atividade religiosamente diária de observar uma a uma as orquídeas. Somente assim para ter certeza de nenhuma nova floração. Pois que para esta Sobralia perdi três oportunidades, mas não hoje, que por felicidade, e por susto, vi a linda floração da Sobralia cf. suaveolens.

Pai! Esta é pra ti. Feliz Aniversário.

2 comentários:

Tyski disse...

Trata-se de um exemplar de Sobralia macrophylla Richb.f. Ela ocorre na Floresta Nacional de Carajás, a flor dela dura uns dois dias no máximo.

Júlio Nauan Caruta do Rosario disse...

No ultimo di 25/11 á 05/12, aconteceu em Cruzeiro do Sul, na Br 307 na comunidade Sta Barbara, a disciplina de ecologia de campo do mestrado de ecologia 2012, e lá fora coletada uma sobralia muito parecida com essa só não tenho certeza quanto a especie. Mas a mesma se encontra no Laboratório de Botânica e Ecologia Vegetal "LABEV", onde temos como orientador o Profº Dr Marcos Silveira.

Blogs Favoritos