Translate

29 de fevereiro de 2008

29 de fevereiro de 2008


Enfim, é chegado o dia da comemoração. De reunir os amigos. Queria algo especial, e foi mesmo muito especial. Reuni um turma na minha casa, junto da minha família aqui e comemoramos degustando paõzinho de alho (novidade total !!! - e aprovada!!), um xixo bem caprichado, macaxeira amarelinha que desmanchava na boca e, cerveja, claro!

Cenas da festa! O corisco, com vocês bem reparam, bem tranquilinho, na dele...

Em cima, O Gilson, colega da Genética; Seu Pedro, sogrão; abaixo, povo de longe, da Biologia, que compareceu; da esquerda pra direita: Fabrício, Renato, Hosana (que ta morando pra ca já) e o Breno. Na foto ao lado, discurso.

Eu e Jamille, minha paixão; do lado, o Eldo, assador convocado; abaixo, Pablo, a Sandra e a Gil; e o Léo brindando comigo meu envelhecimento.
--> Leia mais...

28 de fevereiro de 2008

29 de fevereiro de 2004



2004 foi o encerramento de um ciclo de anos ruins. Encerrava-se o ciclo de saturno. Finalmente estava empregado, iniciando dentro da UFRGS um contrato de professor substituto. Lentamente o tempo clareava pro meu lado. Estava este ano de férias em Santa Catarina e preparei para amigos um peixe ao molho de camarão.

2004 foi também o ano que vim pela primeira vez à Cruzeiro do Sul. Foi quando conheci algumas das medicinas da floresta, como o Kambô.

O Colorado em 2004 é Tricampeão Gaúcho.
--> Leia mais...

27 de fevereiro de 2008

29 de fevereiro de 2000


Havia me mudado pra Campinas neste ano, iniciando por lá o curso de mestrado em ecologia, na UNICAMP. No dia 29 reuni o pessoal, colegas de turma e amigos, para na famosa Maloca VI, no fogão a lenha que recuperei especialmente pra data, cozinhar uma suculenta feijoada completa, com lenha que catei na fazenda próxima. Rolou caldinho de feijão, a boa cachaça mineira e som ao vivo do Zé, que fazia pouco voltara da França. O Pedrão trouxe uma feijoada vegetariana, pros adeptos.
2000 é ano bissexto apesar das viradas de século obrigatoriamente não serem. Não existe ano bissexto em virada de século a não ser de 400 em 400 anos, o que significa um correção em cima da correção. Assim no ano de 2000 atuou a super-correção dos anos bissextos que orienta para que a cada 400 anos, exista um ano bissexto na virada de século. Aqueles segundos residuais, que sobram no final de cada ano e que os 29 de fevereiro não conseguem corrigir, sobra pro ano bissexto de 400 em 400 anos. A penúltima virada de século, não teve ano bissexto, assim, quem faria aniversário no dia 29 de fevereiro de 1900, teve de esperar até 1904 para comemorar na data correta.
--> Leia mais...

29 de fevereiro de 1996


Estava fazendo o curso de biologia, na UFRGS, e em 1996 meu aniversário foi comemorado no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, na Ilha Santa Bárbara, aonde participava de um estágio junto ao Ibama. Habitavam a ilha oficiais da Marinha, fazendo a manutenção do Farol, um guarda do Ibama, e eu. Cozinhei para os convidados um muqueca de robalo, pescado fora do Parque na manhã. Foi um sucesso...lembro de lavar a louça toda, e não era pouca, na beira do mar.
O mais legal deste dia foi mergulhar de apnéia na tardinha e encontrar um tartaruga-marinha - uma cabeçuda jovem. Foi um passeio com ela nas claras águas do arquipélago. Brinquei, dancei, tanto que fui até o anoitecer, quando já não enxergava mais nada.
--> Leia mais...

29 de fevereiro de 1992


Época das minhas viagens de bicicleta e das competições de Triathlon. Com um grupo de amigos subi a serra gaúcha diversas vezes, em São Francisco de Paula, Gramado, Canela. No dia 29 estava, com a minha bicicleta, na beira do vale da Ferradura, em Canela. Devo ter comido miojo no dia. Neste ano completei o ensino médio, quando era ainda chamado de 2o Grau, no Colégio Pastor Dohms, em Porto Alegre. Neste mesmo ano o Internacional sagrou-se Bicampeão Gaúcho e Campeão da Copa do Brasil.
--> Leia mais...

29 de fevereiro de 1988



Em 88 foi a vez de reunir a turma do prédio e do colégio Pastor Dohms no salão de festas do condomínio. Destaque para a audição de “Feliz Aniversário, eu envelheço na cidade” do Ira!.
Em Anthony, cidade da fronteira entre o Texas e o Novo Méxixo (EUA), estava sendo realizado o Primeiro Festival da Rede Mundial do Nascidos em 29 de fevereiro (World Wide Leap Year Festival). A cidade de Anthony é considerada a capital mundial do ano bissexto.
--> Leia mais...

26 de fevereiro de 2008

29 de fevereiro de 1984



Neste ano parece que meus pais não queriam fazer meu aniversário, mas meu avô Athaydes, a vó Flor e minha tia Ada Bia insistiram e dai saiu uma mesa com salgadinhos e docinhos. Neste ano fui com meu pai em um festival de aviação, que me marcou muito. Eu estudava na época em uma escola adventista e foi um tempo que se discutia muito religião durante as refeições. Lembro de longas conversas com meu avô e meus pais sobre isso. Boas lembranças são os passeios com meu avô à Feira do Livro de Porto Alegre, e os autógrafos do Poeta Mário Quintana e da Maria Dinorah.

Neste mesmo ano o Internacional é Tetracampeão Gaúcho e Vice-Campeão Olímpico representando a Seleção Brasileira.
--> Leia mais...

24 de fevereiro de 2008

29 de fevereiro de 1980


Meu primeiro aniversário bissexto. Segundo informações da minha mãe este foi comemorado na casa dos meus avós maternos, como a maioria dos aniversários da família. Infelizmente, não é possível mais andar de moto com o meu tio Tadeu, falecido anos antes. Entre as minhas melhores lembranças está eu acompanhando minha vó Flor no trabalho dela, no chamado Postão 4, posto de saúde do Inamps (atual Inss), onde ela conhecia todos e todos gostavam muito dela, e eu, portanto fui sempre bem tratado e muito paparicado com o neto da Dona Flor-de-Lis.

O Internacional é vice-campeão da Copa Libertadores.
--> Leia mais...

23 de fevereiro de 2008

29 de fevereiro de 1976


Nasço neste ano, em Porto Alegre, no Hospital Fêmina.
Eu nascendo e o Internacional sagrando-se Octacampeão gaúcho, e no final do ano, Bicampeão brasileiro. Por causa do resultado da final do campeonato brasileiro, meu avô acabou me ganhando da minha mãe em uma aposta (pelo menos é o que conta uma lenda da família).

Para ver o Colorado na final do campeonato contra o Corinthians, clique aqui (Youtube)
--> Leia mais...

MICROBIOGRAFIA DE UM BISSEXTO 2

Resolvi assim escrever já este ano uma Microbiografia, baseada somente nos meus aniversários dos anos bissextos e outros fatos relevantes do ano. Ai percebi que os nascidos em 29 de fevereiro levam relativa vantagem no quesito memória dos aniversários. Tente lembrar como foram os seus últimos oito aniversários. É meio difícil, concordo.

Assim, o que eu consegui lembrar eu escrevi cronologicamente, falando do dia do meu aniversário.
--> Leia mais...

6th Worldwide Leap Year Festival, Anthony USA



Quem sabe em 2012 ?...
--> Leia mais...

I'm a Leap Year Baby!



E o pior que estou tão ansioso que ainda não sei o que fazer para comemorar.
--> Leia mais...

2008 - UM ANO BISSEXTO

A razão da existência do ano bissexto é para se corrigir a discrepância entre o ano-calendário convencional e o tempo de translação da Terra em volta do Sol — o ano solar. A Terra demora aproximadamente 365,25 dias solares (1 ano trópico) para dar uma volta completa ao redor do Sol, enquanto o ano-calendário comum (por convenção) tem 365 dias solares. Portanto, sobram aproximadamente seis horas (0,25 dia) a cada ano solar.

As horas excedentes são somadas e, a cada quatro anos, adicionadas ao calendário na forma de um dia (4 x 6h = 1 dia). Este dia extra é incluído no mês de fevereiro, que terá então 29 dias.

O ano bissexto foi adotado pela primeira vez no Egito, em 238 AC. O calendário Juliano, introduzido em 45 AC, adotou a regra de que todo ano divisível por quatro era bissexto. Mas mesmo com essa regra ainda existia um erro de aproximadamente 1 dia a cada 128 anos. Sendo assim, é necessário que nas viradas de século não exista ano bissexto (como foi em 1900), somente ano bissexto em viradas de século a cada 400 anos (como ocorreu em 2000).

No final do século XVI foi introduzido o calendário Gregoriano, usado até hoje na maioria dos países, adotando as seguintes regras:

1- Todo ano divisível por 4 é bissexto
2- Todo ano divisível por 100 não é bissexto
3- Mas se o ano for também divisível por 400 é bissexto

Isso significa que há 97 anos bissextos a cada 400 anos. Essas regras foram introduzidas para reduzir ainda mais o erro no calendário. O ano 2000 foi o primeiro a usar a terceira regra.

O calendário gregoriano respeita o ciclo de 400 anos, o que possibilita que a cada 400 anos os dias repetem o dia da semana: 29 de fevereiro de 2008 é uma sexta-feira, assim como 29 de fevereiro de 1608 foi uma sexta-feira e 29 de fevereiro de 2408 será também um sexta-feira.
--> Leia mais...

MICROBIOGRAFIA DE UM BISSEXTO 1


"Thirty days hath September, 
April, June, and November; 

All the rest have thirty-one 
Excepting February alone: 

Which hath but twenty-eight, in fine,

Till leap year gives it twenty-nine."

Nasci em um ano bissexto, justamente no dia 29 de fevereiro.

E este ano, 2008, eu faço, realmente, aniversário.

Fora do Brasil, quem nasce em 29 de fevereiro é chamado de “Leap Year Day Baby”, ou simplesmente “leaper”. Leap significa pulo, salto...ou ano saltitante. Daí o significado do símbolo, um sapo. A tendência é o “leaper”, o “anormal do calendário” sentir-se sozinho. Eu pensava assim, até. Mas descobri que no mundo são 4,1 milhão de pessoas nascidas em 29 de fevereiro. A chance de nascer um bissexto é de 1 em 1453 pessoas.
--> Leia mais...

Blogs Favoritos