Translate

20 de dezembro de 2008

Siga os passos: Luminária PET



Para realizar esta instalação você precisará de: -Garrafas PET; - Furadeira e broca 6; - Cola plástica (menos recomendado) ou outra de mesmo poder; - Manta asfáltica; - Tesoura; Lixa ou Grosa;

Observação: NÃO PRECISA TIRAR A TELHA !! Antes da instalação final fiz um pequeno teste em uma telha inutilizada, ai aproveitei e fiz as fotos do tutorial;

1 O primeiro passo é conseguir uma, ou mais, garrafas PET. Acho que essas de CXXa CXXa se prestam bem, pois tem essa cinturinha que será importante depois. A garrafa será enchida de água até faltar uns três dedos da borda; depois completado até o “talo” com água sanitária. Feche bem.

2 Depois é fazer o furo na telha: o conselho é subir todas o material para o telhado em uma sacola para não precisar subir e descer. Você deverá marcar na telha, na parte funda da telha (onda da telha Ondina), a circunferência da garrafa. Para isso faça um círculo de raio 5 cm no papel, depois copie no lugar. A garrafa é menos de meio centímetro mais larga que isso, mas a cinturinha da garrafa fica bem ajustada. Com a furadeira vá fazendo furos na parte de dentro do círculo, depois remova o pedaço cortado e lixe as bordas do buraco, emparelhando. O Ideal é que a garrafa, cheia, seja colocada de dentro da casa para cima. Mas como eu fiz sozinho, e muitas vezes coisas malucas assim são solitárias mesmo, coloquei de cima do telhado as garrafas. O bojo de baixo da garrafa entra bem justo, e, se tudo der certo, a garrafa já estará presa no telhado. Acerte o nível e passe a cola, uma Cola Forte. Usei adesivo plástico, mas desaconselho pois fui parar no hospital com intoxicação (!!!). Pode usar Durepox, ou Araldite de repente. Como a Fita Vedacit vai ficar por cima, não há o perigo da cola ressecar e quebrar com o tempo, causando vazamentos (bom, em teoria..).

3. Importante é por fora colocar esta fita autoadesiva, metalizada, usada para vedar telhas. (Fita Vedacit Auto-Adesiva, R$ 4,oo reais o metro, aqui). 1m = 2 lâmpadas bem instaladas.

4. Coloque também na tampa, para não ressecar.

5. Veja que a fita metalizada cobre bem por cima do encaixe com a telha, não deixe nenhum espaço sem a fita colocar: é a garantia de não vazamento de água.

4 comentários:

gisele.artes disse...

adorei a ideia! Parabéns!

Andre disse...

Gostei de mais da idéia

Vou postar no meu blog e colocar os créditos para o seu blog!!!!

Parabéns!!!!

Maíra Fontoura disse...

Olá, vc sabe dizer se as telhas mais finas de brailit podem ser furadas? estas lampadas armazenam claridade? funcionam à noite tb ou apenas de dia? estava pensando q seria boa pedida na nossa igreja... mas precisariamos de iluminação na noite... fico no seu aguardo. parabens pelo blog.

Athaydes disse...

Olá! Agradeço os comentários.
telhas mais finas de brailit podem ser furadas?
as telhas de pouca espessura CRFS (Cimento Reforçado com Fios Sintéticos) podem ser furadas sim, seguindo ai o modelo. DEve se cuidar se sao finas o perigo de montar de cima do telhado, teria que tirar as telhas.

estas lampadas armazenam claridade?
Nao, nao armazenam. A luz é somente durante o dia e o final de tarde é bem interessante pois a luz entra 'atravessada'.

funcionam à noite tb ou apenas de dia?
nao funcionam a noite. sao lampadas solares. elas melhoram muito a iluminaçao de local escuro durante o dia, como uma cozinha na parte de fora da casa, um galpao, uma area de serviço. É mesmo para nao ligar lampadas elétricas durante o dia, nao tem necessidade.

Um abraço!

Blogs Favoritos