Este jogo é tradicional lá nas bandas do Vale do Acre. Aprendi quando visitava o Projeto de Assentamento Agro-extrativista (PAE) Chico Mendes, lá no Seringal Cachoeira, mesmo local onde Chico Mendes nasceu e viveu a sua juventude.
O jogo da onça é tipo um resta um. São quatorze cachorros e uma onça. As peças podem ser de tampa de garrafa ou coisas do gênero. Joga-se sobre o tabuleiro acima. A tarefa dos cachorros é comer a onça, e fazem isso encurralando ela em um canto. Já a onça come os cachorros pulando por cima deles. Quem inicia o jogo é sempre a onça. O triângulo à direita é a toca da onça, e aonde os cachorros devem empurrar a onça para encurralar ela.
Lá a tradição é que quem é onça, é sempre onça, e quem é cachorro, sempre cachorro.
Bom divertimento!
VILA SEABRA (TARAUACÁ): ATA DA INSTALAÇÃO E INAUGURAÇÃO
-
*O texto, a seguir, foi retirado de O Cruzeiro do Sul, jornal oficial da
Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Acre, publicado no dia 3 de fevereiro de
1907 (An...
Há 23 horas
10 comentários:
oie!!! saudade! lembrei de vcs ontem, assistindo a reportagem sobre o ACRE e falou do Croa...
clivia
como se arrumam as peças para começar o jogo?
preciso saber para um trabalho escolar do meu filho sobre jogos sulamericanos...
OI! na verdade pode ser qualquer coisa, tipo como as peças do jogo de Damas. La no PAE Chico Mendes o povo usava tampinha de garrafa, uma cor para a onça (uma peça) e a outra cor para os cachorros. Da pra colar uns adesivos de onça e cachorro nas tampinhas...
Espero ter ajudado!
ABs
OI! na verdade pode ser qualquer coisa, tipo como as peças do jogo de Damas. La no PAE Chico Mendes o povo usava tampinha de garrafa, uma cor para a onça (uma peça) e a outra cor para os cachorros. Da pra colar uns adesivos de onça e cachorro nas tampinhas...
Espero ter ajudado!
ABs
Bom dia, ainda bem que encontrei alguém que conhece o jogo da onça.
Gostaria de saber se esse jogo é limitado, pois eu com os cachorros sempre venço, e com a onça sempre perco.
Oi Ezequiel, obrigado por visitar o blog.
Quando aprendi a jogar foi no Seringal Cachoeira, lá por Xapuri. Ali os meninos jogavam muito, e comentavam que era mais fácil mesmo ganhar com a onça! Eu sempre perdia, independente se eu era cachorro ou onça. Creio que é montar uma estratégia para cada um, talvez a estratégia de onça seja mais difícil, nao sei vou perguntar aqui pros entendidos.
Abraços!
Athaydes
ola, eu conheço esse joguinho, e é bom para um passa tempo, mais não sabia que ele é do acre.
valeu e posta mais jogos, tenho um que se chama fubica, não sei se você conhece, ele é jogado por 4 jogadores e dois dados, cada jogador joga com 4 pedras e a intenção é colocar as 4 pedras na prisão no centro do tabuleiro.
Achei interessante este jogo
Aprendi esse jogo , como jogo do tigre na campanha , no interior do RGS, na minha infância. O tigre era um grão de feijão e os cachorros eram grãos de milho. O importante é a cultura indigena em todo o Brasil.
Já morei dois anos na região norte.
Vanderlei.
Na verdade quem inicia o jogo é sempre o cachorro, motivo pelo qual ´tem um ou duas baixas logo na primeira jogada.
Postar um comentário