Translate

26 de junho de 2008

Dos Cadernos de Campo I

EXPEDIÇÃO LIMITE SUL, Rio Grande do Sul

[expedição para encontrar o limite sul de distribuição dos primatas não humanos. Leandro Jerusalinsky, Rodrigo Cambará e Eu]

26 de dezembro de 1998

Na ponte Ricardo, no Rio Piratini, conhecemos o Seu Valdinei, que nos comunicou a não existência por ali do bugio-ruivo (Alouatta guariba). Ele criou-se em Piratini, nas nascentes do Rio de mesmo nome. Lá também não tem, conforme relato do mesmo senhor.

27 de dezembro de 1998

Em Cristal, nas beiradas do Rio Camaquã, conhecemos o Seu Zeno. Na conversa com ele tivemos o primeiro relato confiável da existência do bugio-ruivo (Alouatta guariba). Segundo ele, os bugios habitam o Monte Serrat, localizado junto ao Rio Camaquã.

Aprofundando a conversa, ficamos sabendo das terras do Seu Zelomar. E, sem muitas delongas, nos dirigimos para lá em uma segunda-feira bastante chuvosa. Depois de um rápido reconhecimento no local, confirmamos, através do relato do Seu Zelomar, a existência de bugios nas suas terras. SIM ! Tem bugio, segundo o relato dele. Vimos também, pegada de gato-do-mato, paca, cutia, veado e mão-pelada. Preparamos um acampamento para conhecer melhor a área e realizar o levantamento botânico.

0 comentários:

Blogs Favoritos