Translate

7 de janeiro de 2008

De Thaumaturgo para o mundo!

Ola amigos! Feliz 2008!

Enquanto muitos estão curtindo suas bem merecidas férias, posto esta para dar minha localização atual. Não estou de férias, apesar de estar em um lugar lindo, no coração da floresta amazônica, em Marechal Thaumaturgo, Acre.

Estarei aqui até o final deste mês, dando aulas na Disciplina de Educação Ambiental para o Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica, programa da Ufac em parceria com o Governo do Acre, do qual me orgulho muito por estar participando. É uma proposta ousada, formar todos os professores do Acre no nível superior. Estas turmas que peguei são da Pedagogia, e estou gostando muito de dar aula para educadores, já que a compreensão se eleva a outro nível e pode-se ampliar muito mais a profundidade dos assuntos e a punjencia das questões.

Só pra dar o toque, eles aqui estão por dentro do que anda acontecendo com o Código Florestal, e não vão deixar por menos; já estão sabendo que comer carne vermelha no sudeste é comer a amazônia, nua e crua - e com gosto de fumaça...já estão por dentro que é mentira do governo que mais produção de grãos significa mais alimento na boca do povo...e que a soja que experimente chegar a menos de 500km daqui..ela vai se arrepender..

Noto também que a brilhante história de luta ambiental do povo acreano não é bem conhecida por eles mesmos, e que a simples divulgação, lembrança e discussão desta história amplia em muito a auto-estima deste povo...fortalecendo o conceito da possibilidade de uma CIVILIZAçÃO FLORESTAL...divulgando e ampliando o conceito de FLORESTANIA, que só depende dos POVOS DA FLORESTA assumirem e esta identidade para a valorização aumentar, tanto local, quanto das pessoas, que não conhecem esta realidade, e acham que o povo aqu é sub-nutrido e "pobrezinho..." estes são os povos mais ricos do mundo, pois têm próximos a si, a imensa riqueza que é a FLORESTA EM PÉ.

Estou muito feliz de iniciar 2008 desta maneira, dando a minha contribuição para fortalecer a dignidade dos Povos da Floresta.

Abraços a todos!

0 comentários:

Blogs Favoritos