Translate

26 de dezembro de 2007

Saneamento Básico: O Filme



Sem dúvida um dos melhores filmes do ano. Em Saneamento Básico, Jorge Furtado soube com muita inteligência colocar elementos a primeira vista não congruentes, numa engenhosa harmonia, fazendo o "making off" do "making off", cheio de pequenos detalhes, de chamadas e referências, unindo a simplicidade da origem em uma cidade pequena, a excelência dos personagens e de seus atores e a dificuldade de tornar um tema ambiental, as vezes pesado, em um conto leve e otimista.

Este filme me impressionou mesmo pelo conteúdo cômico, que aproxima as pessoas à necessidade de encarar nossos problemas ambientais escondidos, mas de forma otimista e alegre. A abordagem ao tema ambiental não é direta e está longe de ser piegas, ele está implícita em todo o filme, ela flui e dá o sensação de que é indissociável do contexto, da matéria, do objeto cerne do filme.

"Saneamento Básico : O filme", como não poderia deixar de sugerir, é um excelente material para uso em atividades de educação ambiental, tanto para os educadores quanto para os educandos.

E o monstro é muito TRI!!

0 comentários:

Blogs Favoritos