Translate

25 de setembro de 2006

Sobrevoando o Moa e o Parque Nacional da Serra do Divisor

Aqui vão estas fotos do sobrevôo de helicóptero que fizemos sobre a parte Norte do Parque Nacional da Serra do Divisor, conferindo, de cima, uma região do parque interessante para se iniciar um estudo (Monitoramento do PNSD, Parceria com o IBAMA e o ARPA).
Sobrevoamos ainda as áreas do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) São Salvador e a Aldeia dos Nukuni.
Vista do alto, a Serra do Divisor, ou Serra do Moa, como é chamada aqui pelo povo da região, e’ uma sucessão de diversos morros, cristas, vales e alguns picos menores. A altitude em alguns pontos pode chegar a XXX, com trechos onde a inclinação e’ bem acentuada e inclusive ocorrendo deslizamentos.
E’ local das nascentes do Rio Moa, rio que sobrevoamos durante grande parte da viagem. Na parte plana junto ao pe’ da serra podemos encontrar, o que é facilmente observável de cima, a floresta aberta com palmeiras, e em certos locais campinaranas. Em outros pontos fica bem visível os Buritizais, localizados junto as partes baixas do terreno, nos igarapés vertentes do Igarapé Anil e posteriormente com foz no Moa. A floresta vista de cima e’ mesmo impressionante, um mar verde de dimensões infinitas, daquele ponto de vista...a impressão e’ de imensa amplitude, o que nos traz uma sensação de suprema inferioridade da nossa ínfima dimensão humana...so de ver a copa de arvores, que nesta visão se mostram pequenininhas, mas que na verdade são grandes arvores com mais de 40metros de altura, já da uma sensação difícil de explicar, mas e’ sentida bem no ventre, com aquele clássico friozinho na barriga...simplesmente surpreendente!

0 comentários:

Blogs Favoritos